Biografia De Minerva McGonagall



Minerva McGonagall foi uma das primeiras personagens do mundo bruxo a nos ser apresentada durante os livros de J.K Rowling. Ela foi, pela primeira vez, retratada na forma de um gato, isto é, Minerva é uma Animago, habilidade mágica que lhe dá a chance de se transformar num animal. No seu caso, um gato.

McGonagall nasceu a 4 de Outubro, por volta da década de 1920. É uma sangue puro, com cabelos longos e pretos, presos num coque apertado, como a autora nos descreve nos livros. Ela costuma usar um chapéu negro pontiagudo e uns óculos quadrados, o que lhe dá um ar severo e rijo. Mas todos sabemos que, no fundo, ela é um coração mole.

Tudo nos leva a crer que McGonagall seja de origem escocesa. Isto através do vestido que levou ao Baile de Inverno, no quarto ano de Harry em Hogwarts. Ela trajava vestes de tartan vermelho (padrão escocês) e a aba do seu chapéu estava decorada com um guirlanda de cardos (flor nacional escocesa). Ainda a sua touca de dormir e o seu roupão são também de padrão tartan, o que nos leva a crer que Minerva seja realmente proveniente da Escócia.

McGonagall é a chefe da casa Grifinória e também a professora de Transfiguração na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Para além do corpo docente da escola, Minerva pertence à Ordem da Fênix, sociedade secreta que combate Voldemort e todos os seus seguidores.

Em Dezembro de 1956, foi quando McGonagall começou a dar aulas em Hogwarts, e quando estudante pertenceu à casa da Grifinória. Até à morte do professor Dumbledore, ela foi vice-diretora da escola, mas após esse terrível acontecimento, Minerva ascendeu a diretora, sendo substituída pouco depois.

Exigindo muita disciplina, Minerva é famosa pelo silêncio que mantém na aula e pela grande quantidade de deveres que manda. Ela considera a Transfiguração uma das mágicas mais complexas e perigosas que existe, e usa técnicas de ensino simplórias nas suas aulas.

Minerva é uma pessoa que não se deve desafiar e impõe muito respeito, mas é uma personagem bastante querida. É descrita por ser muito esperta e inteligente. Como vice-diretora, o seu dever era dirigir os primeiros anos à cerimônia do Chapéu Selector, para além de enviar cartas aos alunos para casa.

Severa e justa, McGonagall é uma adepta fanática dos jogos de Quadribol. Ela é capaz de tirar pontos à sua própria casa, quando necessário. Mas Minerva tem um lado sentimental que poucos vêem, chorando na morte dos seus amigos próximos e ajudando Harry e os seus amigos, de forma indireta, quebrando mesmo as regras de Hogwarts: por exemplo, ela lhes deu permissão para treinarem para o Torneio Tribuxo numa sala de Transfiguração.

Fiel a Dumbledore e à mágica de Hogwarts, Minerva sofreu quatro feitiços diretamente no peito, enquanto tentava ajudar Hagrid, no quinto ano de Harry na escola. Felizmente, recuperou e voltou para impor ordem ao regime de Umbridge. No sétimo livro, McGonagall enfrenta os irmãos Carrow para defender os alunos de Hogwarts, acabando por os derrotar, com a ajuda de Harry e Luna, os prendendo no teto da Sala Comunal da Corvinal. Deixando a bravura vencer, Minerva lutou contra Voldemort e as forças do mal, na última batalha de Hogwarts, fazendo trios com Kingsley e Slughorn, e ainda com Flitwick e Sprout para expulsar Snape do castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário